Malauí
Adaptação às mudanças climática por aldeões de Mphunga
A maior parte dos pequenos agricultores não tem acesso à informação adequada, transmitida de maneira simples e adequada, sobre o que está acontecendo com o clima e mais importante, se existem maneiras de adaptarem suas vidas à nova condição ambiental.
A Cruz Vermelha de Malauí juntamente com o escritório de meteorologia nacional, capacitou membros de Mphunga,
uma comunidade à 120km leste de Lilongwe, Malauí, fornecendo informação sobre as mudanças climáticas e principalmente, sobre a necessidade de adaptar as práticas rurais para evitar a fome. O objetivo do programa era incentivar os aldeões a agir e mudar seus comportamentos. Assim, eles deram início à uma série de práticas para adaptar suas atividades rurais de maneira bastente simples, como por exemplo, substituir a criação de galinhas por patos. Em enchentes, os patos flutuam e galinhas se afogam!
Facilitamos e capacitamos os aldeões de Mphunga na produção de um vídeo participativo para que as suas práticas de adaptação fossem compartilhadas com quatro comunidades vizinhas que enfrentam problemas similares. O vídeo foi editado de forma participativa e em seguida, foi levado para quatro novas aldeais: Kasache, Pemba, Mwanza e Maganga.
Como parte da pesquisa de tese de mestrado da fundadora da Proplaneta, a eficiência da ferramenta vídeo participativo neste projeto foi avaliada com questionários quantitativos e qualitativas com todos os aldeões receptores das vídeo mensagens.
Os resultados da tese foram publicados e estão disponíveis neste artigo:
Ver também Hope on a Red Bucket