Em novembro de 2012, a Proplaneta trabalhou com a Cruz Vermelha da Macedonia para facilitar um vídeo participativo com membros da comunidade e voluntários da Cruz Vermelha de Kriva Palanka.
Um grupo de 20 pessoas entre 20 e 60 anos aprendeu a manejar o equipamento de filmagem e como reportar em frente à câmera. Depois de uma discussão em grupo, escolheram quais mensagens de adaptação às mudanças climáticas e preparo para desastres eram mais importantes serem filmadas. Eles entrevistaram moradores dos vilarejos das montanhas vizinhas e juntos, identificaram e filmaram dez mensagens. No último dia, o vídeo foi editado em uma abordagem participativa. Como todos foram ouvidos, a sessão de edição participativa levou mais de 10 horas!
Graças ao bom relacionamento da Cruz Vermelha com o canal de TV local, Golden Channel, o vídeo foi transmitido na manhã seguinte a edição e reprisado várias vezes durante a semana seguinte. Todos assististiram a primeira exibição juntos com membros da comunidade em um café do centro da cidade. Logo após, um debate foi realizado sobre quais mensagens os telespectadores acharam mais importantes e como eles poderiam adotar estes exemplos em suas vidas diárias.
Em novembro de 2012, a Proplaneta e Cruz Vermelha Mexicana Juventude facilitou um grupo de alunos à produzir um vídeo participativo sobre mudanças climáticas. Esta atividade fez parte do programa Procclima que educa crianças a se tornarem agentes de mudança em suas comunidades.
Depois que elas aprenderam a filmar e reportar em frente à câmera, eles ajudaram a edição do vídeo, para logo a seguir exibir para mais de 200 pessoas no auditório de sua escola.
O vídeo foi super bem recebido pelo público e será usado pela Cruz Vermelha Mexicana como uma ferramenta educativa em outras escolas.
Em novembro de 2012, a Proplaneta trabalhou com a Cruz Vermelha Colombiana para facilitar um vídeo participativo com membros de San Tropel, uma comunidade indígena Wayuú, localizada em El Pájaro, La Guajira.
Com o apoio de voluntários da Cruz Vermelha, a comunidade filmou 6 exemplos de como eles estão adaptando as suas rotinas e estilo de vida aos diferentes impactos das mudanças climáticas.
Depois de editar o vídeo de forma participativa, ele foi exibido em uma outra comunidade Wayuú, promovendo assim educação de comunidade-para-comunidade. Após a exibição, houve um debate sobre as lições aprendidas e quais exemplos podem ser adotados por aquela comunidade.